Sustentável

Os desafios do desenvolvimento sustentável

Posted at 23/03/2011 | By : | Categories : Sustentável | Comentários desativados em Os desafios do desenvolvimento sustentável

Os desafios do desenvolvimento sustentável

Fonte: Mercado Ético – Fecomercio

O mundo moderno passa por uma fase exponencial de crescimento, especialmente nas últimas décadas e há tempos discute-se até quando os recursos naturais disponíveis no planeta vão suportar a demanda extremamente elevada. “O esforço para o desenvolvimento pode originar problemas graves ao meio ambiente. Hoje, nós enfrentamos esse desafio o tempo todo”, afirma José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), que na manhã desta terça-feira (22/3), coordenou do evento: “Licenciamento Ambiental x Desenvolvimento”, para debater as dificuldades e possíveis soluções para o setor.

Para Goldemberg, um exemplo de como a falta de planejamento pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente aconteceu com o Mar de Aral durante o regime da extinta União Soviética. O lago já foi considerado como o quarto maior do mundo com 68 mil km², mas, após a demanda do governo soviético pela produção de algodão, perdeu espaço devido a diversos canais de irrigação construídos. Hoje, a região passa por um forte processo de desertificação e a população sofre com a escassez de água doce devido à poeira salina.

Entretanto, a preocupação com o desenvolvimento sustentável traz à tona uma nova oportunidade de negócios: a economia verde. “Quem não se adaptar a essa modalidade vai, em pouco tempo, enfrentar problemas de sobrevivência no mercado”, aposta o secretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente Rubens Naman Rizek Jr. O especialista garante que, hoje, as organizações são cobradas pelos próprios consumidores e o hábito é cada vez maior no Brasil. “Eles exigem que a postura das empresas que se coadunam com os mandamentos da ética ambiental”, completa.

Outro ponto debatido no encontro foi a disparidade das condições do saneamento básico no Estado de São Paulo para outras regiões do Brasil. Segundo o assessor da presidência da Sabesp, André Lerda, a situação é complicada, uma vez que 36 milhões de brasileiros não têm acesso à rede de água e 94 milhões não são atendidas pela rede de esgoto. “Em São Paulo, por exemplo, nas 363 cidades que a Sabesp atua, a previsão é de universalizar os serviços de abastecimento, coleta e tratamento de esgoto até 2020. No Estado a situação é bem melhor do que na maior parte do País”, afirma.

Por fim, a Fecomercio acredita que o desenvolvimento é fundamental para o progresso do País, principalmente com a aproximação de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, porém desde que este esteja focado em utilizar os recursos naturais com inteligência e causar o mínimo de impacto ambiental possível.

(Fecomercio)

Comente esta notícia:
www.martinsambiental.com.br
Martins Ambiental é uma empresa que coleta óleo de cozinha usado e dá destinação sustentável para o resíduo óleo de cozinha usado, óleo de fritura, óleo vencido, gordura de fritura, restos de óleo de soja de fritura usado, gordura vegetal usada, gorduras de fritura em geral, recolhemos em comércios, indústria, padarias,bancas e barracas de pastel, bancas e barracas de salgadinhos, escolas, condomínios, etc. Trabalhamos com a conscientização da população através de treinamento, palestras cursos.
Fazemos coleta seletiva de óleo de cozinha usado em condomínios, escolas, espaços em geral.
A Martins Ambiental também Assessora e presta Consultoria para empresas que desejam obter as certificações ISO 9.000, ISO 9.001, ISO 14.000 e ISO 14.001
tel. 011-3592-4795 e-mail: contato@martinsambiental.com.br

About martins

Comments are closed.