Sustentável

Compromisso empresarial pela sustentabilidade será reforçado na Rio+20

Posted at 26/02/2012 | By : | Categories : Sustentável | Comentários desativados em Compromisso empresarial pela sustentabilidade será reforçado na Rio+20

Compromisso empresarial pela sustentabilidade será reforçado na Rio+20

PNUD

A exposição de práticas inovadoras e o aumento da colaboração em ações de sustentabilidade são algumas das contribuições que o setor empresarial levarà à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Organizações que integram a Rede Brasileira do Pacto Global, autoridades locais, representantes de governos, da sociedade civil e das Nações Unidas estarão reunidos entre os dias 15 e 18 de junho no Fórum sobre Sustentabilidade Corporativa para a Rio+20: Inovação e Colaboração para o Futuro que Queremos (do inglês, Rio+20 Corporate Sustainability Forum: Innovation & Collaboration for the Future We Want).

A atividade faz parte dos eventos preparatórios à Rio+20, que acontecem a partir do dia 13 de junho na capital fluminense. As oficinas e sessões de trabalho foram elaboradas de acordo com a agenda temática da Conferência e a expectativa é que o Fórum reúna cerca de dois mil participantes.

Para Maria Celina Berardinelli Arraes, Coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD, a sustentabilidade corporativa – baseada no respeito ao meio ambiente, aos aspectos sociais e à boa governança – pode ser considerada como a mais importante contribuição do setor privado ao desenvolvimento sustentável. “O Fórum ajudará a consolidar e concretizar esse conceito, principalmente pelos casos empresariais que serão apresentados. Será, portanto, uma oportunidade para conscientizar as empresas sobre a importância dos aspectos sociais na gestão estratégica corporativa”, avalia Maria Celina.

Em Nova York, durante a Cúpula da KPMG: Perspectiva Empresarial para o Crescimento Sustentável (KPMG Summit: Business Perspective for Sustainable Growth), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, convidou os líderes presentes a participarem do Fórum de Sustentabilidade Corporativa. Em seu discurso, Ban encorajou mais empresas a abraçar os princípios da sustentabilidade em suas estratégias. Com a maioria dos ecossistemas do mundo em deterioração, ampliando a desigualdade social e as mudanças climáticas, a prosperidade global, a produtividade e a estabilidade estão em risco, observou o Secretário-Geral em seu discurso.

“A sustentabilidade corporativa precisa ser incorporada ao DNA da cultura dos negócios e investimentos”, disse Ban, destacando que a sustentabilidade empresarial atualmente não é devidamente valorizada e muitas inovações e soluções comprovadas – de eficiência energética a redução de emissões – não recebem o incentivo adequado.

“Na verdade, as estruturas de incentivo ainda tendem a encorajar comportamentos insustentáveis. Como resultado, muitas empresas limitam seus esforços de sustentabilidade a programas-piloto que nunca decolam. Ainda pior, a sustentabilidade torna-se mais uma questão de relações públicas do que um modo operacional das empresas“, acrescentou.

O Secretário-Geral elogiou as quase 7.000 empresas em 140 países que aderiram ao Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa que procura promover práticas empresariais responsáveis. A Rede Brasileira do Pacto Global tem se destacado mundialmente pelo significativo crescimento tanto no número de empresas quanto de representantes da sociedade civil engajados na iniciativa. Atualmente, 436 organizações fazem parte da Rede Brasileira.

Salientando o compromisso da ONU com o apoio às empresas para que realizem negócios de forma sustentável, Ban Ki-moon citou os Princípios para Investimento Responsáveis, iniciativa das Nações Unidas abraçada por mais de 900 investidores institucionais que representam pelo menos US$ 30 trilhões em ativos, e os Princípios para Educação Empresarial Responsável, através do qual mais de 400 escolas de negócios e instituições relacionadas incluíram a sustentabilidade em seus currículos e temas de pesquisas.

Ban Ki-moon também destacou a campanha Energia Sustentável para Todos, iniciativa que está mobilizando o setor privado para uma economia de energia mais acessível, eficiente e limpa.

Saiba mais
Evento: Fórum sobre Sustentabilidade Corporativa para a Rio+20: Inovação e Colaboração para o Futuro que Queremos

Data: 13 a 18 de junho

Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro

Inscrições e mais informações: Acesse o site do evento.

(PNUD)

About martins

Comments are closed.