Notícias

Plano devolve vida ao 2º maior rio europeu

Posted at 05/04/2011 | By : | Categories : Notícias | Comentários desativados em Plano devolve vida ao 2º maior rio europeu

Plano devolve vida ao 2º maior rio europeu

Fonte: Mercado Ético – PrimaPagina

Um projeto internacional apoiado pelo PNUD contribui para a recuperação do ecossistema do rio Danúbio, segundo maior da Europa em extensão – atrás apenas do Volga -, depois de 75 anos de intensa poluição agrícola, industrial e urbana.

Nitrogênio, fósforo e outras substâncias químicas nocivas à saúde, oriundos de fertilizantes rurais e detergentes caseiros, por exemplo, prejudicavam gravemente o ecossistema, a ponto de uma área com ausência total de oxigênio ter sido detectada na parte oeste do Mar Negro, onde deságua o Danúbio.

O PNUD identificou as principais fontes de poluição, desenvolvendo uma estratégia de investimentos e reforçando instituições que governam a bacia do Danúbio e do Mar Negro, da qual depende a sobrevivência de inúmeras famílias, sobretudo as que vivem de pesca e turismo.

Por 15 anos, a agência da ONU e o GEF (Fundo para o Meio Ambiente Mundial) ajudaram a catalisar US$ 3,5 bilhões em investimentos para redução da poluição, incentivo a práticas agrícolas e ambientais sustentáveis, bem como reforma de instituições de fiscalização, legislação e governo.

O planejamento estratégico e os fundos aportados possibilitaram aos 13 países da bacia do Danúbio monitorar e melhorar a qualidade da água, ao estabelecerem 75 estações de fiscalização e controle nas águas do rio.

Com suporte inicial de US$ 49,5 milhões por meio do projeto internacional, governos também instituíram um sistema de controle de danos, a fim de minimizar riscos de um vazamento químico acidental e definir um acordo em prol da redução da poluição.

Seguindo as reformas e os investimentos, habitats críticos foram sendo restaurados e protegidos durante a última década, eliminando virtualmente a área sem vida do Mar Morto e liderando uma importante recuperação do ecossistema marinho.

(PNUD)

Comente esta notícia:
www.martinsambiental.com.br
Martins Ambiental é uma empresa que coleta óleo de cozinha usado e dá destinação sustentável para o resíduo óleo de cozinha usado, óleo de fritura, óleo vencido, gordura de fritura, restos de óleo de soja de fritura usado, gordura vegetal usada, gorduras de fritura em geral, recolhemos em comércios, indústria, padarias,bancas e barracas de pastel, bancas e barracas de salgadinhos, escolas, condomínios, etc. Trabalhamos com a conscientização da população através de treinamento, palestras cursos.
Fazemos coleta seletiva de óleo de cozinha usado em condomínios, escolas, espaços em geral.
A Martins Ambiental também Assessora e presta Consultoria para empresas que desejam obter as certificações ISO 9.000, ISO 9.001, ISO 14.000 e ISO 14.001
tel. 011-3592-4795 e-mail: contato@martinsambiental.com.br

About martins

Comments are closed.