Notícias

Nova certificação busca garantir competência de profissionais do mercado de carbono

Posted at 12/06/2011 | By : | Categories : Notícias | Comentários desativados em Nova certificação busca garantir competência de profissionais do mercado de carbono

Nova certificação busca garantir competência de profissionais do mercado de carbono

Fonte: Mercado Ético – Jéssica Lipinski, do Instituto CarbonoBrasil*

Uma pesquisa do Instituto de Manejo de Gases do Efeito Estufa (GHGMI em inglês) revelou recente que mais da metade dos profissionais do setor de mercado de carbono considera seus colegas incompetentes, e que cerca de 80% dos empregadores da área dão preferência à contratação de pessoas com algum tipo de formação certificada.

Seguindo essa tendência de profissionalização, o GHGMI e a ECO Canada criaram um programa de certificação para os profissionais que lidam com o manejo dos gases do efeito estufa (GEEs).

“Para implementar o tipo de políticas climáticas necessárias para combater o problema das mudanças climáticas, a profissionalização deve ser iniciada rapidamente, globalmente e em todos os níveis”, disse Michael Gillenwater, diretor executivo do GHGMI.

“A mensuração, o reporte e a verificação de GEEs sustentam todos os esforços internacionais de combater as mudanças climáticas. É nossa visão garantir que haja um suprimento adequado de profissionais certificados para atingir as crescentes necessidades de políticas/programas climáticos de mensuração e manejo global de GEEs”, declarou Grant Trump, presidente da ECO Canada.

O padrão profissional, intitulado Certificação Profissional Ambiental para GEEs (EPGHG em inglês), é oferecido tanto para profissionais já experientes do setor e que têm alguma formação relacionada com esse mercado quanto para os que tenham menos experiência e que mostrem interesse por carreiras ‘sustentáveis’. Segundo as entidades, o padrão será o primeiro certificado mundial para profissionais do mercado de carbono garantido pelo selo ISO (International Organization for Standardization).

Para Tim Stumhofer, da GHGMI, o certificado pode ser comparado a um Exame de Ordem, só que para profissionais do mercado de carbono. “É a ideia de normas profissionais desenvolvidas em nível comunitário, com auto-policiamento e boas práticas, que a certificação profissional gera”, afirmou.

“O EPGHG dará certeza à comunidade global de que a quantificação e verificação dos GEES podem ser empreendidas com os maiores padrões profissionais possíveis”, acrescentou Trump.

* Com informações do GreenBiz/Business Green/Sustainable Business

(Instituto CarbonoBrasil)

Comente esta notícia:
www.martinsambiental.com.br
Martins Ambiental é uma empresa que coleta óleo de cozinha usado e dá destinação sustentável para o resíduo óleo de cozinha usado, óleo de fritura, óleo vencido, gordura de fritura, restos de óleo de soja de fritura usado, gordura vegetal usada, gorduras de fritura em geral, recolhemos em comércios, indústria, padarias,bancas e barracas de pastel, bancas e barracas de salgadinhos, escolas, condomínios, etc. Trabalhamos com a conscientização da população através de treinamento, palestras cursos.
Fazemos coleta seletiva de óleo de cozinha usado em condomínios, escolas, espaços em geral.
A Martins Ambiental também Assessora e presta Consultoria para empresas que desejam obter as certificações ISO 9.000, ISO 9.001, ISO 14.000 e ISO 14.001
tel. 011-3592-4795 011-8133-2255 e-mail: contato@martinsambiental.com.br

About martins

Comments are closed.