Notícias

Japão anuncia meta de ter 20% de sua matriz energética composta por renováveis até 2020

Posted at 28/05/2011 | By : | Categories : Notícias | Comentários desativados em Japão anuncia meta de ter 20% de sua matriz energética composta por renováveis até 2020

Japão anuncia meta de ter 20% de sua matriz energética composta por renováveis até 2020

Fonte: Mercado Ético – Fabiano Ávila, do Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais

Depois de semanas de incerteza sobre quais seriam as consequências do desastre nuclear em Fukushima nas políticas energéticas japonesas, o primeiro-ministro Naoto Kan divulgou que o país adotará o objetivo de aumentar dos atuais 10% para 20% a contribuição das fontes renováveis em sua matriz.

Discursando para a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, Kan afirmou que os três derretimentos causados pelo terremoto seguido de tsunami na usina de Fukushima foram a razão para a mudança na política energética do país.

O Japão havia anunciado em 2010 que iria construir mais 14 instalações nucleares, elevando de 30% para 50% a paritipação dessa fonte até 2030. Porém, esse plano está agora suspenso até novas avaliações.

Kan prometeu que o país irá trabalhar para reduzir os custos da energia solar em mais de 60% até 2020 e em mais de 80% até 2030, enquanto buscará atingir a marca de 10 milhões de telhados solares nos próximos 20 anos.

“Nós faremos tudo o que pudermos para tornar as fontes renováveis a base de nossa matriz, mesmo que tenhamos que ultrapassar obstáculos tecnológicos e financeiros”, declarou Kan.

No entanto, o país não deve abandonar completamente a energia nuclear, pois seguirá investindo em melhorias na segurança das usinas. Mas ainda não está claro que papel a fonte nuclear terá no futuro.

O primeiro-ministro japonês deverá detalhar a atual situação da usina de Fukushima durante a reunião do G8 que começa nesta sexta-feira em Deauville, na França.

(Instituto Carbono Brasil)

Comente esta notícia:
www.martinsambiental.com.br
Martins Ambiental é uma empresa que coleta óleo de cozinha usado e dá destinação sustentável para o resíduo óleo de cozinha usado, óleo de fritura, óleo vencido, gordura de fritura, restos de óleo de soja de fritura usado, gordura vegetal usada, gorduras de fritura em geral, recolhemos em comércios, indústria, padarias,bancas e barracas de pastel, bancas e barracas de salgadinhos, escolas, condomínios, etc. Trabalhamos com a conscientização da população através de treinamento, palestras cursos.
Fazemos coleta seletiva de óleo de cozinha usado em condomínios, escolas, espaços em geral.
A Martins Ambiental também Assessora e presta Consultoria para empresas que desejam obter as certificações ISO 9.000, ISO 9.001, ISO 14.000 e ISO 14.001
tel. 011-3592-4795 e-mail: contato@martinsambiental.com.br

About martins

Comments are closed.