Notícias

Fome pode matar 750 mil pessoas na Somália em quatro meses, estima ONU

Posted at 05/09/2011 | By : | Categories : Notícias | Comentários desativados em Fome pode matar 750 mil pessoas na Somália em quatro meses, estima ONU

Fome pode matar 750 mil pessoas na Somália em quatro meses, estima ONU

Renata Giraldi, da Agência Brasil
A fome pode causar a morte de que cerca de 750 mil pessoas, principalmente crianças e adolescentes, nos próximos quatro meses, na Somália. A conclusão está em um relatório do Centro de Análise para Segurança Alimentar das Nações Unidas, divulgado hoje (5) em Nairóbi, no Quênia.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o controle da situação na Somália e de outros países da região denominada Chifre da África, como o Quênia e a Etiópia, depende da comunidade internacional. O objetivo é reunir aproximadamente US$ 2,4 milhões na tentativa de conter a crise alimentar na área.

A Somália é o país mais afetado pela fome e pela seca na região. De acordo com especialistas, a crise atinge cerca de 13 milhões de somalis. As principais vítimas são crianças com menos de 5 anos.

Pelo relatório, a crise na Somália foi causada por uma combinação de fatores desde um longo período de seca, afetando a produção agrícola – principalmente de milho e sorgo – aos conflitos armados internos e à redução de salários. A região mais afetada do país é o Sul.

Segundo os especialistas, a tendência é a de todos esses problemas persistirem ao longo de 2012. O Centro de Análise para Segurança Alimentar das Nações Unidas informou que manterá o monitoramento da área para atualização e análise dos dados.

(Agência Brasil)

About martins

Comments are closed.