Notícias

Cerrado, uma janela para o planeta

Posted at 08/09/2014 | By : | Categories : Notícias | Comentários desativados em Cerrado, uma janela para o planeta

Cerrado, uma janela para o planeta

logo_cerradoEm homenagem ao Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro (próxima quinta-feira), o WWF-Brasil desenvolve uma série de ações para ampliar conhecimento sobre a conservação desse importante ecossistema. Além de uma campanha online, Salve o Cerrado, que está no ar (clique aqui), a organização está apoiando a exposição fotográfica “Cerrado: uma janela para o planeta“, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, de 5 de setembro a 19 de outubro.

O WWF-Brasil colaborou na produção do material do programa educativo (visitação de escolas e famílias), cedeu fotos e vídeos e organizou duas Oficinas de Identificação de Árvores Nativas, no sábado (06/09) e no dia 18/10, promovidas por especialistas do Programa Cerrado Pantanal na área externa do CCBB.

A exposição levará o público a descobrir e conhecer detalhes desse fascinante bioma, presente em 11 estados brasileiros, de forma atrativa e interativa. A iniciativa é do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e da Universidade de Brasília. A coordenação museológica é da Expomus.

O fim de semana de abertura conta com participação significativa do WWF-Brasil. O coordenador do Laboratório de Ecologia da Paisagem, Mario Barroso, integra a mesa redonda “Paisagens e mudanças de uso da terra” no sábado (06/09), das 14h30 às 15h15.

No domingo, 07/09, o WWF-Brasil participará do Cine Cerrado – Filmes, Documentários e Curtas sobre o Cerrado. Será o lançamento oficial de dois vídeos produzidos pelo WWF-Brasil (assista à animação abaixo), além da exibição do filme Sertão Veredas Peruaçu – Mosaico de Conservação, Cultura e Produção, lançado no fim de 2012. Após a sessão, será promovido um bate-papo sobre as ações desenvolvidas nessa região com o coordenador do Programa Cerrado Pantanal, Julio César Sampaio.

Conservação do Cerrado

O WWF-Brasil trabalha pelo desenvolvimento sustentável do Cerrado, por meio da valorização das riquezas naturais da região. Busca a redução do desmatamento, o planejamento territorial e o fortalecimento das Unidades de Conservação. Além disso, desenvolve ações de monitoramento de fauna visando a proteção de espécies chave para a conservação. O foco da nossa atuação é no Mosaico de Áreas Protegidas Sertão Veredas Peruaçu. Trata-se de uma das áreas mais preservadas em termos ambientais dentro do Cerrado, que é a segunda maior formação vegetal de toda a América do Sul.

(WWF Brasil)

About martins

Comments are closed.