Em Ação

Dicas que ajudam a ter um sono melhor

Posted at 26/01/2012 | By : | Categories : Em Ação | Comentários desativados em Dicas que ajudam a ter um sono melhor

Dicas que ajudam a ter um sono melhor

EcoD

Vinte milhões de brasileiros sofrem de insônia e três em cada dez pessoas possuem problemas relacionados ao sono. Que tal fazer as pazes com o travesseiro e ter noites mais relaxantes?

Reduzir a quantidade de cafeína

De acordo com o programa Fantástico a cafeína permanece do organismo por mais de 12 horas. Portanto não adianta maneirar no consumo de refrigerantes, cafés e outras bebidas com a substância apenas à noite. Se a vontade de tomar um cafezinho for grande, a recomendação é optar pelas versões descafeinadas ou chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, erva-dos-gatos ou erva-de-São-Jorge. São calmantes naturais e não causam dependência.

Evite ingerir álcool

O programa explicou ainda que o vinho dá uma sensação de relaxamento, porém ao acordar você estará exausto. O efeito de relaxamento proporcionado pelo consumo do álcool na verdade não ajuda a desfrutar de uma boa noite de sono, já que a substância interfere na qualidade e não deixa o corpo descansar.

Crie um ambiente aconchegante

Procure arrumar o quarto deixando-o leve e aconchegante. O site do médico Dráuzio Varella aponta que não é legal fazer a cama de mesa, usando-a para trabalhar, levando comidas e bebidas. Prefira lençóis que permitam a respiração da pele, ou seja, feitos de fibras naturais. Também é importante encontrar o travesseiro certo, para que ao acordar você não esteja com dores no pescoço.

Faça exercícios matinais

O médico Dráuzio Varella destaca ainda que se exercitar regularmente, mas não perto da hora de dormir, é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, ele alerta que a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono.

Estabeleça uma rotina de sono

Ainda de acordo com o médico é bom ter uma rotina de horários para acordar e dormir. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis.

Tome um banho morno

Segundo o site do programa Fantástico, quando se toma um banho morno, a temperatura do corpo sobe e assim que a temperatura do corpo começa a diminuir, o resfriamento induz ao sono.

Cuidado com o jantar

Aposte em uma refeição leve. O programa mostrou também que pães, massas e batatas induzem à sonolência. Isso acontece, porque, durante a digestão, os carboidratos fazem com que o cérebro libere uma substância que ajuda a promover o sono: a serotonina.

Já a ingestão de carnes, peixes e feijão faz exatamente o contrário. A produção de serotonina diminui e, com isso, ficamos mais acordados.

(EcoD)

About martins

Comments are closed.